preloder
Cópia de Minha publicação Copy
Meno2

Em Portugal estima-se que cerca de 1.200.000 mulheres estão na menopausa . 

Por se tratar de um assunto muito importante que produz alterações físicas e emocionais na vida da mulher, vamos definir alguns conceitos:

MENOPAUSA não é uma doença, é um processo biológico natural da mulher que habitualmente ocorre, em média, entre os 45-55 anos de idade e, é devida ao fato de os ovários ficarem sem óvulos e pararem de produzir estrogénio e progesterona.

É confirmada quando a mulher não tem menstruação há 12 meses consecutivos. 

PERIMENOPAUSA (ou pré-menopausa em sentido restrito) é o periodo de 2 a 8 anos antes da menopausa. Nesta fase os níveis de estrogénio e progesterona variam muito. Estas variações fazem com que as menstruações sejam irregulares na frequência, duração e fluxo e, adicionalmente, dão origem ao aparecimento dos sintomas (afrontamentos, suores noturnos, perturbações do humor e do sono, entre outros).

As mulheres podem engravidar na perimenopausa porque alguns ciclos ainda são ovulatórios. 

MENOPAUSA PRECOCE ocorre entre os 40-45 anos de idade e poderá ser chamada insuficiência ovárica primária se ocorrer antes dos 40 anos de idade, resultante de uma intervenção cirúrgica ou exposição de quimio/radioterapia. 

Como saber se está na menopausa?

Tem entre 45 – 55 anos de idade?

Não tem menstruação nos últimos 12 meses?

Se a resposta é sim a ambas as questões, está na menopausa!

Se tem 45 – 55 anos de idade e ainda tem menstruações embora irregulares na frequência, duração e fluxo, então, não está na menopausa – está na perimenopausa!

O paradigma da prevenção em saúde tem na área da menopausa uma aplicação perfeita.

A esperança média de vida da mulher tem aumentado e, por isso, importa investir na qualidade de vida antes e após a menopausa. 

Cuide de si. Esteja atenta aos sinais do seu corpo e aos sintomas que interferem com o seu bem-estar numa altura muito importante da sua vida pessoal, familiar e profissional. 

A menopausa até pode vir a ser a melhor fase da vida. 

É fundamental tratar os sintomas, prevenir as complicações e promover um estilo de vida saudável para  ser naturalmente mais feliz!

Partilhe naturalmente este artigo!

logoFeelingAtHome_500