preloder
COMO EMAGRECER NA MENOPAUSA

Na menopausa cerca de 70% das mulheres podem ganhar entre 5 a 10 kg de peso (Instituto Médico Europeu da Obesidade).

Ganhar peso na menopausa é comum nas não é inevitável!

Importa saber por que é que há uma tendência para o ganho de peso na menopausa: 

     a) Na perimenopausa há uma redução da atividade metabólica e um desequilíbrio hormonal devido á diminuição dos níveis de estrogénio. O corpo feminino reage (protegendo-se) armazenando gordura, especialmente, na cintura, ancas e coxas. Este tecido adiposo armazenado funciona como uma fonte de estrogénios. 

     b) Há uma perda progressiva de fibra e tónus muscular. Devido a um gradual aumento da rigidez das articulações e a uma perda de massa muscular (8% por década após os 40 anos), há uma menor movimentação física e consequentemente, menor perca de calorias.

    c) O desequilíbrio hormonal provoca alterações emocionais que se traduzem em perca de auto estima, na dificuldade em dormir, no aumento da ansiedade e até na depressão. Cada uma destas situações pode originar transtornos alimentares.

Quando se analisa todas as alterações endócrinas e emocionais que ocorrem nesta fase da vida feminina, é surpreendente que alguma mulher consiga controlar o seu peso.

Não desanime porque é possível não ganhar peso. Depois de entender as razões pelas quais o aumento de peso é inevitável, pode controlar o seu peso fazendo pequenas alterações ao seu estilo de vida diário:

  1. Sirva-se de doses menores. O seu corpo precisa de menos calorias (todo o excesso transforma-se em gordura). Coma melhor. Dê preferência a alimentos que protejam a sua saúde e ajudem no seu peso. Escolha vegetais frescos (espinafre, brócolos, abóbora, couve-flor, cebola, beringela), peixes oleosos, carne branca, cereais integrais e fruta (laranja, morango, pera, maçã e romã).
  2. Reduza a ingestão de açúcar e alimentos processados.
  3. Estudos demonstram que as mulheres mais ativas sofrem menos os sintomas da menopausa. Por isso, mantenha-se ativa, faça 45 minutos de exercício físico (ou caminhe 4-5 km por dia) para queimar calorias e fortalecer os seus ossos e músculos. 
  4. Beba cerca de 1,5l de água diariamente para manter o seu corpo bem hidratado
  5. Durma bem e trate os sintomas da menopausa – não os deixe interferir com o seu bem estar (se tiver prisão de ventre trate-a antes de iniciar qualquer tratamento). 

É possível emagrecer na menopausa!

Se fizer estes pequenos ajustes no seu dia-a-dia, pode controlar o seu peso e, com alguma facilidade, emagrecer! Tudo depende de si.

A menopausa é uma nova etapa que necessita de novas estratégias para o seu estilo de vida para continuar a sentir-se atraente, desejada e feliz! 

Cuide de si!

Partilhe naturalmente este artigo!

logoFeelingAtHome_500